A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) celebra em 2017, os seus 30 anos.
A APIAM, fundadora da FIPA, associa-se às celebrações e realça o trabalho que tem sido desenvolvido pela federação na defesa e promoção da industria alimentar portuguesa junto da sociedade portuguesa, dos decisores políticos e de muitos parceiros, contribuindo de forma construtiva e determinante para a construção do futuro do sector através do debate e da tomada de posição em temas tão relevantes como a inovação, a concertação social, a fiscalidade, as boas práticas comerciais, a segurança alimentar, a nutrição e estilos de vida, a competitividade, entre muitos outros.
Para a assinalar o aniversário, a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) concretizou a ambição de debater os principais desafios para a construção do futuro da indústria, tendo convidado os mais prestigiados empresários, gestores, dirigentes associativos e demais profissionais do sector, bem como vários parceiros institucionais. “Criar Valor, Construir o Futuro” foi o tema do 6º Congresso da Indústria Portuguesa Agro-alimentar, que teve lugar no dia 4 de Abril no Convento do Beato, em Lisboa.
O evento contou com o alto patrocínio e a presença do Presidente da República na sessão de encerramento, bem como do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, tendo na sessão de abertura marcado presença o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e o Presidente da CIP, António Saraiva.
Nesta ocasião, a FIPA pelos serviços prestados ao sector e ao país foi condecorada pelo governo, tendo o seu Presidente, Jorge Henriques, recebido a condecoração pelas mãos do Ministro da Agricultura, em representação do Primeiro Ministro.
O keynote speaker Pedro Reis, do Congresso, CEO do BCP Capital, abriu o conjunto de reflexões apresentando o seu ponto de vista sobre “a globalização e o papel da indústria alimentar na internacionalização da economia portuguesa”. Os quatro painéis que se seguiram permitiram debates de excelência sobre os temas mais pertinentes, atuais e indissociáveis da criação de valor nesta indústria, que incluíram a entrada na Indústria 4.0, o “novo” consumidor, os novos alimentos e produtos do futuro e a competitividade do agro-alimentar no mercado internacional.
No rescaldo deste importante evento, Jorge Henriques, Presidente da FIPA, afirmou que “o 6.º Congresso FIPA foi um momento importante de reflexão e antecipação do futuro, perante um mercado cada vez mais competitivo, favorável à inovação e ao desenvolvimento do sector agro-alimentar. Mais uma vez, este foi um palco de excelência para juntar os principais atores do agro-alimentar em Portugal, para cruzar ideias e discutir o sector num contexto global.”
A APIAM é sócia fundadora da FIPA e actualmente, representada por Jorge Henriques, detém a Presidência da Federação.
|