MERCADO DAS ÁGUAS ENGARRAFADAS
Em Portugal o consumo de água engarrafada é quase totalmente constituído por Água Mineral Natural ou Água de Nascente engarrafada. É um consumo de águas 100 por cento naturais e portuguesas na sua origem.
O consumo de água mineral natural e de água de nascente por habitante em Portugal em 2016 foi de cerca de 133 litros, em linha com os valores de consumo médio de muitos países na União Europeia, mas abaixo do consumo em países como a Itália, Bélgica e Alemanha.
MERCADO DAS BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS (ÁGUAS, BEBIDAS REFRESCANTES E SUMOS)
Os dados disponibilizados pela Globaldata na categoria das bebidas não alcoólicas, inclui as águas engarrafadas, as bebidas refrescantes e os sumos de frutos e néctares.
Focando a análise na categoria das bebidas não alcoólicas e comparando o consumo por habitante nos diferentes países da União Europeia verificamos que entre os países considerados, 14 países ultrapassam a barreira dos 200 litros/ano, por habitante.
Destaca-se a performance da Alemanha com um consumo por habitante de 347,8 litros/ano.
Passando a uma análise mais detalhada no mercado das bebidas não alcoólicas, comparando as quotas de mercado entre as águas engarrafadas, as bebidas refrescantes e os sumos de frutos e néctares, podemos observar diferenças nessa repartição entre Portugal e a União Europeia, sendo que em Portugal o mercado das águas engarrafadas representa 62% (na UE 47%).
Olhando para a evolução ocorrida, nos últimos cinco anos, verificamos que o mercado europeu cresceu nesse período cerca de 1,8%, enquanto que Portugal registou um aumento de 7,5%.
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