No último ano, o consumo de águas minerais naturais e águas de nascente em Portugal teve uma evolução negativa em volume (milhões de litros) de cerca de 2%.
Vendas no mercado nacional por Categorias (Var. 2010/2011)
Segundo o observatório da APIAM, nos últimos cinco anos, o consumo de águas minerais naturais e águas de nascente em Portugal apresenta uma estagnação, com evolução em volume (milhões litros) de cerca de 0,3%. Evolução do consumo de águas engarrafadas - Vendas no mercado nacional
Exportação
O sector das Águas engarrafadas contribui positivamente para a balança comercial portuguesa tendo em conta que 5% a 6% da produção é exportada para mercados emergentes em todo o mundo.
As exportações em 2011 apresentam forte crescimento em relação a igual período do ano anterior, representando cerca de seis por cento das vendas totais do sector. O volume de exportação de águas engarrafadas destina-se maioritariamente aos PALOP e aos países onde existem numerosas comunidades de emigrantes, começando-se a assistir ao reconhecimento da importância dos processos de internacionalização.
|