As águas minerais naturais e de nascente portuguesas são apreciadas em mais de 30 países da Europa à Ásia, passado pela África e Américas, sinónimo de que as águas engarrafadas portuguesas têm benefícios e qualidades reconhecidas fora das nossas fronteiras. Portugal aparece, na proporção da sua produção nacional, como o 3º país europeu que mais exporta, a seguir à França e à Itália.
As exportações de águas naturais engarrafadas made-in Portugal, mostram igualmente que este sector tem contribuído positivamente para a balança comercial do país.
A análise comparativa da evolução mensal das exportações de águas engarrafadas portuguesas nos últimos dois anos, mostra uma evolução muito positiva que parece confirmar a expectativa de crescimento do mercado de exportação depois de uma quebra acentuada de 2009 para 2010.
O volume acumulado de exportação de água entre Janeiro e Maio deste ano cresceu cerca de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.
Dados oficiais da Direcção Geral de Energia e Geologia, publicados recentemente, caracterizam o mercado de exportação de águas referindo que em 2009 cerca de 5% da nossa produção foi exportada para mercados em todo o mundo.
Em Portugal, no ano de 2009, foram assim exportados cerca de 58 milhões de litros de água engarrafada. O segmento das águas minerais lisas representou 41% do volume total de águas exportadas, sendo que as águas de nascente lisas representaram 53% do volume exportado e as águas minerais com gás representaram cerca de 6% do volume total de exportações de águas portuguesas em 2009. (fonte: APIAM e DGEG)
Em 2009 os países para onde as marcas portuguesas mais exportaram foram Angola, Espanha e Estados Unidos da América.
|