APIAM

04

NEWSLETTER

Março 2012

 
EDITORIAL
PARABÉNS
 
No dia 22 de Março de 1992 a ONU divulgou um documento que ficou identificado como a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Foi também esse mesmo dia 22 de Março que passou a ser designado de “Dia Mundial da Água”.

Na “Declaração Universal dos Direitos da Água” proclama-se um conjunto de princípios e práticas que defendem a água como recurso natural  essencial à vida e a absoluta necessidade de garantir a sua preservação.

“A água é a seiva do planeta” ou “A água não é somente uma herança dos nossos predecessores, ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores”, são expressões presentes na Declaração e que relevam a importância da água enquanto condição essencial da vida de todo o ser presente e futuro.

São esses também princípios basilares da missão e actuação da APIAM, que defende e promove a sustentabilidade, preservação e diferenciação das Águas Minerais Naturais e de Nascente.

Por essa razão, saudamos a celebração do Dia Mundial da Água no próximo dia 22 de Março, e em particular o tema do ano de 2012: “Água e Segurança Alimentar”.

Nunca é demais referir o facto de as Águas Minerais Naturais e de Nascente serem um Produto Alimentar, ao contrário das águas de abastecimento da rede pública.

O nível de exigência do cumprimento das normas de Segurança Alimentar por parte dos associados da APIAM é total. Esta Associação assume como seu papel essencial a divulgação e promoção dessas normas, no sentido do seu escrupuloso respeito.

A excepcional qualidade das Águas Minerais Naturais e de Nascente Portuguesas tem de ser defendida, preservada e divulgada junto da sociedade e das pessoas. E ser motivo de orgulho para todos os agentes envolvidos na cadeia de valor.

Rui Freire
Presidente da APIAM
 
EM AGENDA
O IV CONGRESSO DA INDÚSTRIA PORTUGUESA AGRO – ALIMENTAR
 


O IV Congresso da Indústria Portuguesa Agro – Alimentar, promovido pela FIPA, terá como tema “Indústria Agro-alimentar: sector estratégico para o País”, e irá realizar-se no próximo dia 17 de Abril, no Convento do Beato, em Lisboa.
 
A FIPA, foi constituída em 1987 com a missão de representar e defender os interesses da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar a nível nacional e comunitário, tendo a APIAM sido uma das associações fundadoras. Actualmente a FIPA é presidida pelo Sr. Jorge Henriques, em representação da APIAM.  

SAIBA +
 
EM DESTAQUE
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
 



A APIAM associa-se nesta Newsletter, ao Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de Março.

Portugal é dos países mais ricos do mundo em água mineral natural e água de nascente, pela sua quantidade, variedade e qualidade.

Provenientes de aquíferos protegidos e localizados nas profundidades do subsolo, as águas minerais naturais e as águas de nascente são produtos genuínos, de qualidade excepcional e de singular ligação à natureza.

Mas o que é mais importante é que nenhuma outra água é 100 por cento natural, como são as águas minerais naturais e as águas de nascente.

Quisemos neste Dia Mundial da Água evidenciar a qualidade excepcional das águas naturais convidando para a atestar a Drª. Helena Rebelo, Coordenadora do Departamento de Saúde Ambiental do INSA - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a Drª. Maria Cândida Vaz, do Laboratório de Análises do IST - Instituto Superior Técnico e o Professor Mário Machado Leite, vogal do Conselho Directivo do LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, cujos depoimento publicamos na integra.

SAIBA + 

- Depoimento da Dra. Helena Rebelo (INSA)

- Depoimento da Dra. Maria Cândida Vaz (IST)

- Depoimento do Professor Mário Machado Leite (LNEG)


 
EM FOCO
ENTREVISTA A ANTUNES DA SILVA, HIDROGEÓLOGO, COORDENADOR DA COLECÇÃO DE CADERNOS TÉCNICOS APIAM
 

Quando a 22 de Março se assinala o dia mundial da água, estamos na APIAM a defender e a promover uma adequada gestão do aquífero subterrâneo, a utilização racional do recurso, o equilíbrio e renovação natural entre qualidade e quantidade.

Para levar a cabo a gestão correcta dos aquíferos, as empresas do sector apoiam-se nos Directores Técnicos, profissionais de hidrogeologia, altamente qualificados.

Na Newsletter nº 4, publicamos uma entrevista com o Dr. Antunes da Silva, Director Técnico da UNICER, que coordenou e colaborou activamente na colecção dos Cadernos Técnicos da APIAM que abordam a temática da preservação, valorização e protecção dos recursos naturais.

Recordamos que o Caderno Técnico nº 1, “Implantação de uma Captação”, da autoria do Dr. Vieira da Silva, foi já publicado e divulgado no passado mês de Janeiro, estando disponível em www.apiam.pt. O Caderno nº 2, que aborda a temática “Execução de Furos de Captação”, da responsabilidade do Dr. Henrique Graça, estará disponível e será publicado em breve.

Falámos com o Dr. Antunes da Silva não apenas sobre os objectivos ligados à edição dos cadernos técnicos, mas também, sobre as actividades desenvolvidas pelos Directores Técnicos para preservar e valorizar os recursos e sobre os avanços técnicos mais relevantes no domínio da hidrogeologia, na última década.

SAIBA +

 
OBSERVATÓRIO APIAM
EVOLUÇÃO DO MERCADO

No último ano, o consumo de águas minerais naturais e águas de nascente em Portugal teve uma evolução negativa em volume (milhões de litros) de cerca de 2%.

Saiba mais sobre a evolução do mercado das águas minerais naturais e águas de nascente engarrafadas, as vendas por categoria e exportações.

SAIBA +

 
VENDAS FEV. 2012
EVOLUÇÃO DAS VENDAS EM FEVEREIRO

Acompanhe as vendas de Águas Engarrafadas no mercado nacional no mês de Fevereiro.

SAIBA +

 
AMBIENTE
SOCIEDADE PONTO VERDE ULTRAPASSA META GLOBAL DE RECICLAGEM

A Sociedade Ponto Verde, entidade gestora da reciclagem de embalagens em Portugal, divulgou recentemente os seus resultados referentes a 2011, ano em que celebrou 15 anos.

Durante 2011,a Sociedade Ponto Verde (SPV) encaminhou para reciclagem cerca de 711 mil toneladas de embalagens usadas, alcançando uma taxa de reciclagem global de 64%, ultrapassando assim a meta global de reciclagem fixada na sua licença (55%).

A Sociedade Ponto Verde, de que a APIAM é accionista fundadora, foi criada em 1996, com o forte envolvimento e participação do sector da indústria das águas minerais naturais e das águas de nascente.
 
Quinze anos depois, a Sociedade Ponto Verde constitui um inegável êxito, contribuindo largamente para que o País atinja os objectivos ambientais estabelecidos.

SAIBA +
 
BREVES
 
Clique aqui se recebeu esta newsletter por erro, ou se gostaria de ser removido
APIAM - Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: apiam@netcabo.pt