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EDITORIAL
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BEM VINDOS |
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Em Portugal, o consumo de água engarrafada é quase totalmente (99%) constituído por Água Mineral Natural ou Água de Nascente. É essencialmente um consumo de águas 100 por cento naturais. E também um consumo de águas portuguesas (99%).
Apesar de ter apresentando uma estagnação em 2011 e da evolução negativa em 2012, que se mantém no 1º semestre de 2013, em resultado da crise e da contracção da procura, nos últimos dez anos o mercado das águas minerais naturais e das águas de nascente teve uma evolução positiva de cerca de 9,4% (em volume).
Em Portugal o consumo de água mineral natural e de água de nascente por habitante é de cerca de 110 litros situando-se dentro dos valores de consumo médio na União Europeia, mas abaixo do consumo em países como a Itália (180), França (113), Alemanha (170), Espanha (115) e Bélgica (125).
Se hoje os portugueses bebem mais Água Mineral Natural e Água de Nascente engarrafada do que no passado, deve-se sobretudo a uma crescente preocupação com a alimentação, na procura de estilos de vida mais saudáveis.
As águas naturais nacionais pela sua variedade, diversidade e excepcional qualidade são muito apreciadas pelos consumidores portugueses mas estão igualmente posicionadas entre as mais cotadas e prestigiadas águas europeias.
Na verdade, podemos encontrar águas portuguesas em todos os cinco cantos do mundo. As exportações do sector representam, cerca de 5% da produção nacional, o que evidencia a qualidade das nossas águas, quando comparamos com a expressão da exportação de águas de outros países.
As nossas águas naturais são muito valorizadas e apreciadas na diáspora portuguesa e nos países lusófonos. É um bom ponto de partida, para entrarmos em novos mercados, como tem estado a acontecer nos últimos anos.
Nuno Pinto de Magalhães Presidente da APIAM
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ORIGEM DAS ÁGUAS MINERAIS NATURAIS E DAS ÁGUAS DE NASCENTE
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ROTULAGEM |
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A propósito de questões suscitadas no âmbito de recentes crises alimentares na União Europeia, a Comissão está empenhada em promover amplo esclarecimento sobre matérias relacionadas com a rotulagem de origem dos produtos alimentares.
Justifica-se, pois, que as associações sectoriais da indústria alimentar e de bebidas, como a APIAM, cooperando com as autoridades comunitárias e nacionais, reforcem, a título informativo e pedagógico, a divulgação das normas legais aplicáveis.
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SAIBA +
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VAGAS DE CALOR
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AUMENTAR A INGESTÃO DE ÁGUA |
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Com o objectivo de minimizar os efeitos negativos do calor na saúde das populações, as autoridades de saúde portuguesas têm chamado à atenção para a importância da hidratação, sublinhando que a ingestão de líquidos é a principal forma de prevenir os efeitos adversos resultantes da exposição ao calor intenso, sendo fundamental mesmo quando as pessoas ainda não manifestam sinais de sede.
Neste âmbito, a Direcção Geral de Saúde tem repetidamente recomendado e apelado às populações para aumentar a ingestão de água.
A propósito de Hidratação lembra-nos o Livro Branco da APIAM que a hidratação com água mineral natural e com água de nascente é a opção por um produto gerado pela natureza, um produto natural para responder às exigências naturais do organismo. É, por isso, um valor acrescentado para o homem e uma resposta às necessidades que tem.
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SAIBA +
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"ÁGUA VEM, EMBALAGEM VAI"
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CONTRIBUA PARA O USO CORRECTO DAS EMBALAGENS DE ÁGUA |
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A APIAM, assumindo a responsabilidade social de intervenção pública que lhe compete, tem pedagógica e continuadamente procurado contribuir para minorar acidentes resultantes do uso indevido de embalagens vazias de água, promovendo diferentes campanhas de esclarecimento, junto das populações e das escolas.
Com este objectivo, a APIAM promoveu , entre outras, parcerias com o INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, com o Hospital D. Estefânia e com a ARESP – Associação dos Restaurantes e Similares de Portugal.
Assim e continuando a dar resposta à necessidade de divulgar práticas responsáveis e seguras, a APIAM retoma no verão de 2013 , a campanha de esclarecimento "Água Vem, Embalagem Vai", já lançada em anos anteriores e que teve resultados muito positivos.
A campanha "Água vem, Embalagem Vai" sublinha as seguintes recomendações :
· Consumir apenas bebidas cuja embalagem esteja inviolada e que tenha sido aberta na presença do consumidor;
· Não utilizar embalagens vazias de bebidas para outro tipo de produtos, especialmente, produtos perigosos susceptíveis de provocar acidentes.
SAIBA +
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MERCADO
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1º SEMESTRE 2013 - EVOLUÇÃO NEGATIVA DE 2% |
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Saiba mais sobre a evolução do mercado das águas minerais naturais e águas de nascente engarrafadas, as vendas de exportação por segmento e categoria no primeiro semestre de 2013.
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SAIBA +
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EMBALAGENS
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FACTOS SOBRE O PET |
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As águas minerais naturais e águas de nascente engarrafadas são produtos alimentares 100% naturais e como tal, as embalagens são fundamentais para garantir a pureza e qualidade da água natural, a mobilidade e a conveniência de utilização bem como para transmitir informação sobre a origem geográfica e a composição química do produto que estamos a consumir.
Com este objectivo, a indústria utiliza embalagens de plástico (PET) e de vidro, adequadas ao contacto com os géneros alimentícios. Tanto o vido como o PET são totalmente recicláveis.
Com o propósito de dar a conhecer as características do PET e o percurso deste material, a associação europeia das águas engarrafadas (EFBW) aprovou, em Junho de 2013, um documento com factos sobre o PET, também adoptado pela Comissão Técnica da APIAM, de que divulgamos uma síntese.
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SAIBA +
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EMBOPAR
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A OLHAR O FUTURO |
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Teve lugar no passado dia 29 de Maio a Assembleia Geral da EMBOPAR, onde foi aprovado o Relatório e Contas de 2012 e onde foram apresentadas as linhas de orientação para 2013.
A EMBOPAR foi constituída em 1996 por empresas e associações de empresas, entre as quais a APIAM, produtoras e importadoras de produtos embalados, que, cientes das suas responsabilidades sociais e ambientais, participaram activamente na constituição da SOCIEDADE PONTO VERDE (SPV)
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SAIBA +
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