Ao fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, concorda com o seu uso neste dispositivo, de acordo com a Política de Utilização e Privacidade da Águas Minerais e de Nascente de Portugal. Optando pela desativação das cookies, algumas partes do nosso site poderão não funcionar corretamente.
Aceito
Saiba mais
Confiança
Qualidade
Pureza

Funções da embalagem

Quando embalamos uma água mineral natural ou uma água de nascente estamos a acondicionar um pedaço de natureza.

A embalagem permite preservar a qualidade do produto até ao consumidor final, assegurando que a água mantém as propriedades originais e garantindo a segurança alimentar.

Estas características, que são a própria razão de ser da embalagem, passam muitas vezes desapercebidas ao consumidor, que está habituado a encará-las como um modo cómodo de facilitar o consumo, acondicionar o conteúdo e colar-lhes um rótulo com informação sobre o produto.

As águas minerais naturais e as águas de nascente, devido à natureza especial, exigem condições específicas de conservação pelo que a embalagem, além de desempenhar as funções mais correntes, tem de ser capaz de preservar a qualidade do produto durante todo o intervalo de tempo que constitui o prazo de validade.

No sector das águas minerais naturais e das águas de nascente, os materiais utilizados para as embalagens primárias são o vidro (cerca de 21,5 por cento do total) e o PET.

O vidro pode estar preparado para uma única utilização ou pode ser reutilizável. O vidro é especialmente utilizado no canal HORECA, sobretudo, nos pontos de venda mais associados ao prestígio.

As empresas e as marcas oferecem embalagens de design atractivo, moderno e sedutor, que os melhores restaurantes utilizam para valorizar a mesa. Assim associam a água mineral natural e a água de nascente a produtos de elevada qualidade. Os formatos mais habituais são os de 0,25 l, 0,5 l e 1 l.

O PET, por seu lado, é material de embalagem preferido pelo consumidor que se abastece nas lojas de alimentação tradicional e nas grandes superfícies. Tem a seu favor o peso reduzido que facilita o transporte para casa. Os formatos mais habituais são as embalagens de 0,33 l, 0,5 l, 1 l e 1,5 l, cuja venda se faz individualmente ou em packs.

Um aspecto muito importante da embalagem é a cápsula. A cápsula preserva o produto do ambiente exterior e permite um consumo faseado, protegendo a água nos intervalos.
bebidas + circulares
© Águas Minerais e de Nascente de Portugal. Todos os direitos reservados.   |   Política de Privacidade Desenvolvido por Netmais