Realizou-se no passado dia 29 de Maio a Assembleia Geral da EMBOPAR, onde foram eleitos os Corpos Sociais para o triénio de 2014-2016 (VER>>).
A EMBOPAR, empresa sem fins lucrativos, com os seus 63 accionistas, empresas e associações representativas produtores de produtos embalados, entre as quais a APIAM, detém posição maioritária de 54,2% da Sociedade Ponto Verde
Em Portugal, o Sistema Ponto Verde tem demonstrado ser um modelo de sucesso. O desempenho da Sociedade Ponto Verde, após 17 anos de Sistema Integrado para a Gestão de Resíduos de Embalagem (SIGRE), permitiu que fossem excedidas todas as metas comunitárias fixadas para o país.
De facto, em 2013, Portugal apresentou uma valorização / reciclagem superior a 71% do total das embalagens, com base num sistema integralmente financiado pelos embaladores.
De acordo com os dados veiculados pela SPV, em 2013, a Sociedade Ponto Verde (SPV) retomou cerca de 693 mil toneladas de resíduos de embalagens (RE), um aumento na retoma de RE de 48.023 toneladas, o que, relativamente a período homólogo em 2012, representa uma evolução de 7,4%. O montante da retoma de RE não-urbanos cresceu 7,6%, ao passo que os RE urbanos (essencialmente provenientes dos ecopontos) obtiveram um crescimento de 7.3%.
Fazendo uma análise aos dados referentes aos últimos cinco anos (2009 – 2013), verifica-se um aumento de 15,3% na retoma de RE, apesar de se ter verificado um decréscimo na quantidade declarada pelos aderentes de 13,3%.
Fazendo uma análise por materiais, verifica-se que em 2013 a retoma aumentou em quase todos os materiais, com excepção do vidro e da madeira, com destaque para o crescimento da retoma no Alumínio (52,7%) e no Plástico (23,3%).
Ainda relativamente à retoma de RE por material, comparando a realidade dos nossos dias ao ano 2009, pode-se verificar as seguintes variações:
Por todas estas razões a indústria portuguesa de águas minerais naturais e de águas de nascente esteve e está tão fortemente comprometida com a Sociedade Ponto Verde, um caso de sucesso no nosso país que contribuiu e continua a contribuir de forma muito eficaz para a sustentabilidade ambiental de muitas actividades económicas, entre as quais a do nosso sector.
Com a Sociedade Ponto Verde, a indústria deste sector assume total responsabilidade pelo destino dos resíduos das embalagens que introduz no mercado e aceita participar e contribuir financeiramente para um sistema de recolha e reciclagem de resíduos de embalagem, de que nos orgulhamos.
|