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Setembro 2016
 

MERCADO EUROPEU DAS BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS - 2015

CONSUMO DE ÁGUA ENGARRAFADA

 

MERCADO DAS ÁGUAS ENGARRAFADAS

Em Portugal o consumo de água engarrafada é quase totalmente constituído por Água Mineral Natural ou Água de Nascente engarrafada. É um consumo de águas 100 por cento naturais e portuguesas na sua origem. 

O consumo de água mineral natural e de água de nascente por habitante em Portugal em 2015 foi de cerca de 122 litros (2011 = 131 litros) acima dos valores de consumo médio na União Europeia, mas muito abaixo do consumo em países como a Itália (191,6) e Alemanha (178,5).




O MERCADO DAS BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS (ÁGUAS, BEBIDAS REFRESCANTES E SUMOS)

Os dados disponibilizados pela Canadean na categoria das bebidas não alcoólicas, inclui as águas engarrafadas, as bebidas refrescantes e os sumos de frutos e néctares.

Focalizando a análise na categoria das bebidas não alcoólicas e comparando o consumo por habitante nos diferentes países da União Europeia verificamos que entre os países considerados, 12 países ultrapassam a barreira dos 200 litros/ano, por habitante.



Destaca-se a performance da Alemanha com um consumo por habitante de 355 litros/ano.

Passando a uma análise mais detalhada no mercado das bebidas não alcoólicas, comparando os “shares” de mercado entre as águas engarrafadas, as bebidas refrescantes e os sumos de frutos e néctares, podemos observar diferenças nessa repartição entre Portugal e a União Europeia, sendo que em Portugal o mercado das águas engarrafadas representa 60% (na UE 47%).





Olhando para a evolução ocorrida, nos últimos cinco anos, verificamos que a Europa cresceu nesse período cerca de 0,8%. Já em Portugal verificou-se um decréscimo de 9,7%, com excepção da categoria dos sumos de frutos e néctares a apresentar crescimento no período (cerca de 13%).





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