Acesso Associados

Diferenças entre as águas minerais naturais, as águas de nascente e as outras águas

Água mineral natural e água de nascente

Produto alimentar 100% natural, com a pureza da origem, as águas mineral natural e de nascente têm origem subterrânea em aquíferos valorizados, protegidos e geridos por profissionais de geologia, o que as protege naturalmente de qualquer risco de contaminação. Não necessitam de receber qualquer tratamento químico para o seu consumo.

A água mineral natural e a água de nascente são engarrafadas na origem, em condições de proteger e preservar a sua pureza original e de manter as propriedades saudáveis e composição mineral constantes ao longo do tempo. Chegam ao consumidor em embalagens seguras e adequadas a proteger a sua pureza e de garantir a sua segurança alimentar.

Graças à sua rotulagem, o consumidor conhece exatamente as características e composição de cada água mineral natural ou de nascente, podendo escolher a que melhor se adapta às suas preferências e necessidades específicas em qualquer altura ou local.

APIAM_Graficos-12.webp

Água da torneira

As águas da torneira são um serviço público cujo abastecimento é, predominante, assegurado por águas de superfície, de diferentes origens (barragens, rios, reservatórios, estações de tratamento de águas residuais, entre outros). Dada a sua origem, as águas da torneira precisam de ser quimicamente tratadas (por exemplo, com a adição de cloro) com o objetivo de as desinfetar e de as proteger de contaminação potencial, permitindo que sejam adequadas ao consumo humano.

Ou seja, as águas da torneira não são potáveis na origem. É a desinfeção química que as torna potáveis e as protege de contaminação potencial. Acresce que percorrem um longo caminho através dos sistemas de canalização de abastecimento público (com condutas por vezes pouco adequadas e enfrentando ruturas que afetam a sua qualidade). Com feito, o consumidor final não sabe o que está a beber nem acede a qualquer informação sobre a sua origem e a composição da água no momento do consumo.

Água da torneira filtrada

A água filtrada é água da rede pública de abastecimento de água, ou seja, é também água da torneira, pelo que a sua origem e composição é também variável e é sujeita a um processo de filtragem doméstica, quer em casa, quer, quando apropriado, em estabelecimentos de restauração.

Este processo de filtragem altera a sua composição inicial e elimina o cloro, deixando a água desprotegida e muito sensível a uma possível contaminação durante o subsequente serviço ao consumidor.

Alguns restaurantes, hotéis e bares em Portugal têm vindo a instalar sistemas de filtração de água da torneira nos seus estabelecimentos. Esta água da torneira é depois vendida e servida em garrafas ou jarros de design sofisticado, sendo acompanhada por pouca ou nenhuma informação acerca da sua origem e das suas características.

Ao contrário das águas pré-embaladas, não é assegurado o controlo de qualidade laboratorial da eficiência da lavagem destas garrafas e do tempo que a água aí pode permanece após o processo de filtragem

É de realçar o fato de a água da torneira filtrada não constituir um sucedâneo da água natural engarrafada. São produtos totalmente distintos.

APIAM_Graficos-12.webp