Proteção do Meio Ambiente
O setor das águas naturais tem uma forte ligação à Natureza determinada pela origem das águas que constituem o seu produto de excelência e pela localização das suas unidades industriais na proximidade dos respetivos pontos de captação e nascentes, normalmente em áreas com condicionantes naturais ou muito próximas destas. Condições que reforçam a consciência e responsabilização pela gestão dos aspetos ambientais que decorrem das atividades desenvolvidas nestas unidades.
Esta preocupação é antiga e tem vindo a ser concretizada ao longo dos anos, através da adoção pelas empresas de boas práticas ambientais ao nível da ecoeficiência dos seus processos, nomeadamente ao nível do uso de água, energia e redução e emissões.
A água engarrafada apresenta a menor pegada de consumo de água e de energia, comparativamente com qualquer outra bebida embalada
Uso de água industrial residual - reciclar
No processo industrial de enchimento de águas minerais e de nascente são aplicados exigentes requisitos segurança alimentar que requerem o uso de água potável para diversas operações de higienização que recorrem a lavagens e enxaguamento dos equipamentos e instalações industriais, como das próprias embalagens, antes do enchimento.
Na gestão destes processos é assegurada a devida monitorização da qualidade da água industrial, para que não afete as características das águas minerais naturais e de nascente a encher, mas também dos respetivos consumos de modo a assegurar o seu uso eficiente e minimizar perdas.
A água resultante destes processos é, sempre que possível, reutilizada para operações menos exigentes como pré-lavagens, limpezas pavimentos ou na rega de espaços verdes. As restantes águas são tratadas de modo a garantir a sua devolução ao meio ambiente com uma qualidade que garanta o respeito pela natureza envolvente.
Energia
A energia, na forma de combustíveis ou de eletricidade, é utilizada nos diferentes processos industriais e logísticos, na captação de águas, na produção de embalagens, na operação das linhas de enchimento, na distribuição e na venda dos produtos. Esta indústria está constantemente a melhorar a eficiência energética e, ao mesmo tempo, a procurar novas e inovadoras formas de comércio mais sustentáveis.
Por isso, a indústria tem trabalhado, desde há muito tempo, na redução da sua dependência energética, quer através de mudanças na iluminação, quer na inclusão de melhorias nos processos de enchimento e investimentos em dispositivos e tecnologias de monitorização que permitem promover poupanças de energia. É por esse motivo que tem vindo sistematicamente a reduzir o consumo energético.
Reduzir emissões
O setor acredita que uma redução significativa das emissões pode ser alcançada através da eficiência energética, da minimização do uso de combustíveis e do recurso a fontes de energia mais limpa.
A indústria de águas minerais naturais e de nascente acompanha e promove a adoção de inovações tecnológicas e novas opções ao nível da logística e dos transportes, em constante desenvolvimento, de modo a reduzir a taxa de emissões de CO2 na produção e distribuição.