Acesso Associados

Proteção do Recurso Natural

A indústria das águas minerais naturais e das águas de nascente tem como prioridade defender e praticar uma política de proteção, valorização e sustentabilidade dos recursos hidrogeológicos.

É por esta razão que cada uma das empresas de água mineral natural e de água de nascente dispõe de um “perímetro de proteção” e de um “caudal de exploração”.

Gestão do aquífero

Naturalmente preservadas pela natureza, as águas minerais naturais e as águas de nascente devem ser protegidas dos riscos de poluição dos aquíferos para que este alimento continue a chegar ao consumidor puro, natural e com qualidade.

O desenvolvimento sustentável das empresas que se dedicam à extração e comercialização de uma água mineral natural ou água de nascente passa por uma adequada gestão do aquífero subterrâneo, o que implica a utilização racional do recurso, de modo a que, ao longo do tempo, a água em permanência no subsolo mantenha sempre o mesmo volume e composição.

A quantidade de água extraída tem de observar a reposição anual da captação a fim de assegurar a disponibilidade para as gerações futuras.

Para levar a cabo a gestão correta, que em si mesma implica uma adequada proteção da natureza, as empresas do setor asseguram o equilíbrio natural do aquífero em qualidade e quantidade. Apoiam-se para tanto nos diretores técnicos que selecionam e que o Estado homologa, como em profissionais da geologia, que asseguram o equilíbrio natural do aquífero, em qualidade e quantidade.

APIAM_Graficos-01.webp

Perímetros de proteção

Com os perímetros de proteção, previsto na legislação desde 1928, a indústria de águas minerais naturais e de águas de nascente responsabiliza-se, também, pela proteção dos espaços naturais que rodeiam os aquíferos, assegurando a respetiva conservação e evitando qualquer possível contaminação acidental. Garante-se, deste modo, a pureza e a qualidade destes recursos geológicos tutelados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia.

Preservação da biodiversidade

A perda de Biodiversidade é identificada como um dos principais riscos para a sustentabilidade do Planeta para os próximos anos. Os ecossistemas, mas também o uso que a humanidade faz deles, têm vindo a sobre danos irreparáveis pelo que a conservação das áreas naturais adquire um peso ainda mais relevante.

A gestão sustentável dos recursos naturais tem sido sempre uma prioridade máxima para o setor das águas minerais naturais e de nascente. Neste desígnio está incluída a preservação das áreas envolventes às captações e nascente, de modo a prevenir não só a sua sobre-exploração mas, não menos importante, prevenir contaminações destes recursos associadas ao desenvolvimento de atividades na sua periferia.

Mas, a gestão responsável dos perímetros de proteção ajuda também a proteger os ecossistemas naturais através dos quais estas águas fluem para chegar à sua fonte natural, contribuindo para a salvaguardar da biodiversidade e dos habitats naturais nestas áreas.

Por outro lado, a atividade de exploração de água mineral natural e de água de nascente também contribui para o desenvolvimento regional, social e económica, cooperando com as comunidades locais para a segurança e a proteção dos recursos hídricos e hidrogeológicos e para evitar a instalação de atividades que possam constituir focos de poluição prejudiciais à biodiversidade local.

O setor das águas minerais natural e de nascente beneficia da proximidade de áreas naturais sensíveis, mas por sua vez contribui para a preservação da biodiversidade.