Mercado
O consumo de água engarrafada em Portugal tem conhecido um crescimento sustentado ao longo dos últimos anos, conquistando um lugar de destaque no sector das bebidas. Esta evolução resulta das opções dos consumidores, marcadas por crescentes e pertinentes preocupações, relacionadas com uma alimentação mais saudável e equilibrada.
Com efeito, a água mineral natural e água de nascente engarrafada, um produto 100% natural, de excepcional valor e qualidade e com características de sabor muito apreciadas é cada vez mais reconhecido pelos consumidores.
As estatísticas da Águas Minerais e de Nascente de Portugal mostram, nos últimos dez anos uma evolução positiva das vendas de águas minerais naturais e de águas de nascente (mercado nacional e exportações), em volume de litros cerca de 19%. O volume de vendas neste período, em número de embalagens, apresenta uma evolução negativa de cerca de cerca de 14%.
No último ano, o consumo de águas minerais naturais e águas de nascente em Portugal (mercado nacional e exportação) teve uma evolução negativa de 5,4% (litros) e de 23,8% (embalagens).
No que respeita ao consumo de águas minerais naturais e águas de nascente em Portugal (mercado nacional) teve uma evolução negativa de 4,9 (litros) e um de 23,8% (embalagens).
Segundo os últimos dados disponibilizados pela GlobalData (2019) observa-se que o consumo de água engarrafadas por habitante em Portugal (inclui Water Coolers) está nos 146,4 litros, situando-se dentro dos valores de consumo médio na União Europeia, mas abaixo do consumo médio em países como a Itália (203,5), Alemanha (168,8) e Hungria (148,3).