Ao fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, concorda com o seu uso neste dispositivo, de acordo com a Política de Utilização e Privacidade da APIAM. Optando pela desativação das cookies, algumas partes do nosso site poderão não funcionar corretamente.
Aceito
Saiba mais
100%
Natural
100%
Pura
100%
Saudável
header_right

Mercado

O consumo de água engarrafada em Portugal tem conhecido um crescimento sustentado ao longo dos últimos anos, conquistando um lugar de destaque no sector das bebidas. Esta evolução resulta das opções dos  consumidores, marcadas por crescentes e pertinentes preocupações, relacionadas com uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Com efeito, a água mineral natural e água de nascente engarrafada, um produto 100% natural, de excepcional valor e qualidade e com características de sabor muito apreciadas é cada vez mais reconhecido pelos consumidores.

As estatísticas da APIAM mostram, nos últimos dez anos uma evolução positiva das vendas de águas minerais naturais e de águas de nascente (mercado nacional e exportações), em volume de litros cerca de 30%. O volume de vendas neste período, em número de embalagens, apresenta também uma evolução positiva de cerca de  cerca de  14%.

Observa-se ainda uma estagnação em 2011 e uma evolução negativa em 2012.

Os anos de 2013 a 2017, como se pode verificar no gráfico abaixo, os resultados já são positivos.


Vendas no mercado nacional e exportações

No último ano, o consumo de águas minerais naturais e águas de nascente em Portugal (mercado nacional e exportação) teve uma evolução positiva de 8,3% (litros) e 9,3% (embalagens).


Vendas no mercado nacional e exportações - Segmentos e Categorias, (Var. 2016 / 2017)

No que respeita ao consumo de águas minerais naturais e águas de nascente em Portugal (mercado nacional) teve uma evolução positiva de 9,0% (litros) e 10,1% (embalagens).


Vendas no mercado nacional - Segmentos e Categorias, (Var. 2016 / 2017)

Segundo os últimos dados disponibilizados pela GlobalData (2016) observa-se que o consumo de água engarrafadas por habitante em Portugal (inclui Water Coolers) está nos 133 litros, situando-se dentro dos valores de consumo médio na União Europeia, mas abaixo do consumo médio em países como a Itália (189), Alemanha (176), Hungria (136) e Bélgica (134).

Nota: Inclui Water Coolers


ÁGUA VEM EMBALAGEM VAI
© APIAM. Todos os direitos reservados.   |   Política de Privacidade Desenvolvido por Netmais