Acesso Associados
CONTRIBUIÇÃO DO SECTOR: CRIAÇÃO DE EMPREGO EM REGIÕES DO INTERIOR
06/05/2014

O sector da indústria de águas minerais naturais e de nascente conta com 30 oficinas de engarrafamento, distribuídas por todo o território nacional, assegurando mais de 10 000 postos de trabalho, entre os gerados directamente (entre 1400 e 1600 trabalhadores considerando as variações sazonais) e indirectamente, a jusante e a montante da actividade (fornecedores, serviços, distribuidores).

As 30 unidades produtivas, estão predominantemente situadas no interior do pais, uma vez que as unidades de engarrafamento não podem ser deslocalizadas pelo facto de terem de estar situadas na proximidade das nascentes, contribuindo para fixar emprego em regiões rurais mais desertificadas onde não há alternativas de empregabilidade para as populações.


No mercado nacional a quase totalidade das águas engarrafadas disponíveis, cerca de 99%, são águas minerais naturais e águas de nascente de origem portuguesa. A exportação leva as águas portuguesas aos cinco cantos do mundo, representando cerca de 5% da produção nacional.