IV CONGRESSO FIPA – 25 anos
02/05/2012
No ano em que celebra os seus 25 anos de existência, a FIPA afirmou mais uma vez o seu papel interventivo como representante da indústria agro-alimentar em todo o espectro dos seus desafios, tais como a competitividade industrial, a relação com os consumidores, a sustentabilidade, a responsabilidade social, a internacionalização e a inovação.
Foi com o mote "Uma indústria estratégica para Portugal" , que se realizou o IV Congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar, que, como já vem sendo tradição, teve lugar no Convento do Beato, Lisboa.
A FIPA reuniu sob o alto patrocínio da Sua Excelência o Presidente da República, e contou com a presença do senhor secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, e do senhor Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Nuno Oliveira.
A indústria agro-alimentar assegura a transformação de alimentos e bebidas gerando cerca de 21% do VAB da cadeia de valor alimentar, contribuindo directa e indirectamente para um total de 16% do emprego nacional e sendo catalisadora do equilíbrio da balança comercial, registando desde 2006 um crescimento das exportações cerca de duas vezes superior ao das importações.
O tom positivo das intervenções, demonstrou que Portugal tem potencialidades, determinação e capacidade de diferenciação. Como referido na mensagem enviada pelo Presidente da República "sei que os portugueses podem contar com a sua determinação (do sector agro-alimentar) e com o seu dinamismo e determinação “.