A partir de hoje vai passar a ser ainda mais fácil e acessível encaminhar embalagens de bebidas para reciclagem no concelho de Lisboa.
Além do projecto-piloto que se encontra em curso no território nacional, Lisboa passa agora a contar com mais 11 máquinas de devolução automática, localizadas em superfícies comerciais e no Mercado Municipal de Benfica.
O projecto espera recolher 2,5 milhões de embalagens e atingir 50 toneladas de plástico reciclado nos próximos 12 meses.
O projeto “Bebidas+Circulares” é gerido por um consórcio constituído pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), pela Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e conta com uma importante parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da iniciativa “Lisboa Capital Verde Europeia”.
As 11 máquinas de devolução automática estarão instaladas em lojas das insígnias de vários associados da APED como o Continente, Pingo Doce, Lidl, Auchan e El Corte Inglês e ainda no Mercado Municipal de Benfica, em resultado da parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Os equipamentos estão preparados para receber embalagens de bebidas em plástico PET e latas de metal, com três destas máquinas a aceitarem também garrafas de vidro.
A opção por concentrar esta iniciativa em Lisboa, um município de elevada densidade populacional, pretende aumentar a representatividade da amostra e permitir uma melhor monitorização do comportamento dos consumidores. O projeto pretende ainda testar a eficácia dos locais de recolha de diferentes dimensões e formatos.
As regras de utilização e funcionamento das máquinas de recolha automática são bastante simples. Os cidadãos depositam nas máquinas as embalagens aceites (garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET e latas de metal e, nas máquinas identificadas, garrafas de vidro, não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas) e recebem um talão no valor total correspondente às embalagens devolvidas, de dois cêntimos por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos por cada garrafa acima de 0,5 e até 2 litros.
Estes talões podem ser utilizados em compras, de valor igual ou superior, na loja ou insígnia onde as embalagens foram entregues. O valor recebido também pode ser doado à Associação Mais Proximidade Melhor Vida, de apoio a população idosa a viver na grande Lisboa, bastando para isso selecionar essa opção no ecrã da máquina no final da operação. No caso do Mercado Municipal de Benfica, as doações reverterão para a Associação “Ajuda de Berço”, instituição que apoia bebés e crianças desprotegidas localizada na Freguesia de Benfica.
Este projeto visa preparar a implementação do futuro Sistema de Depósito de embalagens de bebidas, que deverá arrancar em 2022, e tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido, por circuitos dedicados a realizar pela Câmara Municipal de Lisboa, seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas, promovendo a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.
O projeto “Bebidas+Circulares” representa um investimento de perto de um milhão de euros sendo o financiamento de 90% por parte do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu em Portugal para o período 2014-2021, criado na sequência da assinatura de um acordo entre Portugal, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, o EEA Grants.
Toda a informação sobre este projeto-piloto pode ser consultada no site www.bebidascirculares.pt. A localização das 11 máquinas de recolha automática de embalagens de bebidas e as embalagens que recolhem é a seguinte: